3º adiamento

Abertura do Hospital Regional fica para junho

Thays Ceretta


Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Prédio do Hospital Regional ficou pronto há mais de um ano

Quando o assunto é a abertura do ambulatório do Hospital Regional de Santa Maria, as informações ainda são restritas e, na maioria das vezes, não avançam. De um lado, o gestor do hospital, o Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul - Fundação Universitária de Cardiologia diz que está agilizando as questões do contrato e do convênio para cumprir o prazo estipulado para a abertura do ambulatório, de outro, o Estado afirma que o assunto é complexo e que é preciso ter cautela.

A primeira data para abertura do espaço, 30 de abril, não foi cumprida, e a segunda, 30 de maio, também não será. Já foi cogitada pelo deputado federal Osmar Terra (MDB), um dos articuladores da construção do Regional, uma terceira data de abertura, em junho. Prazo que, na sexta-feira, o secretário estadual de Saúde, Francisco Paz, confirmou. Isso quer dizer que essa é a terceira data prevista para a abertura.

Santa Maria tem 176 casos de toxoplasmose, e surto é o maior do Estado em número confirmados

Depois que João Gabbardo dos Reis deixou a pasta da Saúde, Francisco Paz continuou à frente das decisões que envolvem o Hospital Regional. Em visita a Santa Maria, onde participou de uma coletiva de imprensa sobre o surto de toxoplasmose, ele comentou apenas que algumas questões sobre as reformas e adequações do hospital estão sendo trabalhadas pelo Instituto, como a composição das equipes, a estruturação das condições legais para a operação e o contrato com empresas terceirizados. 

- Nós acreditamos que vamos conseguir atender no prazo estipulado pelo instituto que e na primeira quinzena de junho estar funcionando. Não assinamos o convênio por questões administrativas e burocráticas, mas na próxima semana já temos agendada uma reunião com a alta direção do Instituto de Cardiologia para que chegue ao término dessa etapa. A equipe fez um pleno levantamento de todas as medidas que tem que ser tomadas algumas coisas são pequenos arranjos e também obras maiores que só vão começar quando o contrato for assinado. A contratação dos funcionários será feita por parte do gestor - disse o secretário.

Confira o cronograma da Unidade Móvel de Saúde para o mês de maio

TRATATIVAS
Entre reuniões e encontros para alinhar o assunto, as informações que chegam até a população é que pouco se evoluiu até o momento. Antes da abertura do ambulatório, a estrutura externa do prédio que fica no Bairro Parque Pinheiro Machado deve passar por uma limpeza, serviço que ficou a cargo da prefeitura de Santa Maria. Porém, isso ainda sequer foi sinalizado para o Executivo. O mesmo está acontecendo com as adequações internas, trabalho que será bancado pela administração do complexo hospitalar, também não sem sinais de começar.  

O titular da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ªCRS), Roberto Schorn, que responde pelo Estado na cidade, está com a chave do local. Ele afirma que, até agora, ninguém o procurou para abrir o espaço para algum tipo de reforma ou adequação.

Aplicativo ajuda a analisar o surto de toxoplasmose em Santa Maria

- Eu não tenho nenhum dado, não sei como está. Não é chutar bola para os outros, se eu soubesse falava. Por enquanto, o zelador sou eu, não abri as portas, não sou eu que vou controlar isso, o meu trabalho é entregar a chave para o gestor. Não fui procurado para nada ainda e espero que isso aconteça logo - afirmou Schorn.   

Procurado pelo Diário para prestar esclarecimentos sobre os detalhes que ainda faltam ser concluídos, o superintendente-geral do Instituto de Cardiologia, Rogério Pires, se deteve em dizer apenas que estava em reunião e que não teria como atender à reportagem. Afirmou, ainda, que "o secretário de Saúde tem todas as informações".

Os questionamentos também foram enviados por e-mail para a assessoria de comunicação. Foi informado que as respostas ficariam a cargo da Secretaria de Saúde do Estado.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Autoridades em saúde recomendam que mulheres devem adiar gravidez em Santa Maria Anterior

Autoridades em saúde recomendam que mulheres devem adiar gravidez em Santa Maria

Próximo

Santa Maria tem 176 casos de toxoplasmose, e surto é o maior do Estado em número confirmados

Saúde